Relógio digital lusitano

quinta-feira, 11 de março de 2010

Fidelidade (essa é pra vc Raul)

Fidelidade
[Do lat. fidelitate.]
Substantivo feminino.
- Qualidade de fiel; lealdade.
- Constância, firmeza, nas afeições, nos sentimentos; perseverança.
- Observância rigorosa da verdade; exatidão.
- Fís. Propriedade duma balança que assume sempre a mesma posição quando solicitada pelas mesmas forças.
- Fís. Propriedade dum sistema acústico capaz de reproduzir sons de todas as freqüências presentes num sinal original, respeitando as relações de intensidade.
in Novo Dicionário Aurélio da Língua Portuguesa

Fidelidade é uma característica de quem é fiel, ou seja, que não trai alguém ou um princípio. Hoje, essa característica não é tão levada a sério, pois as pessoas sentem necessidades de encontrar algo, que se faz ausente em sua relação, fora dela e isso cresce e toma proporções cada vez maiores.
Ser fiel envolve questões de sentimento, química, de pele e respeito, que são fatores essenciais numa relação. Quando esses fatores são ausentes, julgamos a relação desnecessária porque nesse caso a fidelidade poderá atrapalhar uma pessoa de ir em busca de sua realização.
A fidelidade requer renúncia e esta pode causar arrependimentos futuros. Reprimir desejos e pensamentos não é eliminá-los e a partir daí, a fidelidade perde seu foco e a pessoa não se sente realizada.
A confiança é um fator ligado à fidelidade, pois, a confiança é a segurança da sinceridade que depositamos em alguém. Ao acreditar na relação e no parceiro (a) nos tornamos fiéis e isso movimenta um elo sobre a relação que dificilmente é quebrado.
in http://www.brasilescola.com/sexualidade/fidelidade.htm

A Fidelidade e a infidelidade estão ligadas às relações interpessoais.
Samuel Deming realizou uma pesquisa com os seus alunos na Duke University e constatou que 56% dos homens e 78% das mulheres relacionaram essa virtude com o casamento; 12% dos homens e 9% das mulheres extrapolaram essa característica para o emprego; apenas 2% (homens ou mulheres) associaram a fidelidade com o consumo.

Fidelidade, antes de mais nada, é algo pessoal. Sou fiel aos meus princípios e isso não se aplica apenas ao casamento, emprego, time de futebol, ou seja lá o que for. Aplica-se ao todo do cotidiano. Se eu sou bem atendido pela vendedora de frutas na feira, se as frutas que ela me vendem são boas e o preço é passível de pechincha, por que mudar? Se bebo meu cafezinho na mesma padaria e elaborado pelo mesmo funcionário (que me reconhece e sabe meu nome) e com o mesmo sabor, por que mudar? Se aquele tênis caiu perfeitamente no meu pé, não me dá problemas e tem o preço acessível, por que mudar?
Você já deve estar pensando que ser fiel é não mudar, certo?
Não é bem assim. Mudar de feira ou de barraca, experimentar outra padaria e outro cafezinho, comprar outra marca ou modelo de tênis, me faz bem. Primeiro porque permite a comparação e segundo porque a gente sai um pouco da rotina.
Se o jornal que assino deixar de atender às minhas necessidades, procuro outro. Infidelidade? Não, continuo fiel aos meus princípios. O jornal é que deixou de ser o que era...
Adorova um certo tipo de bolacha. Com o tempo o sabor foi se alterando e eu já não sentia mais a mesma satisfação. Não deu outra, mudei de marca.
E como dizia o Lucrecius "anus beborun dominus ausenti" ou "Fidelis est, zé fidelis sunt".

Nenhum comentário:

Postar um comentário