Relógio digital lusitano

sábado, 3 de julho de 2010

Copa 2010 parte 18 (essa é pra vc Didi)

O que faltou ao Brasil?

Quando o Dunga foi escolhido para ser o técnico da seleção, após a desclassificação em 2006, muita gente não gostou, eu idem.
Como escolher um técnico sem experiência? Só pode ser "marmelada", alguma maracutaia já que o Brasil irá sediar a Copa em 2014 e supõe-se que ganhará o título. Tudo especulação...
Dunga surpreendeu os incrédulos ao conquistar a Copa das Confederações, a Copa América, ao classificar o Brasil em primeiro no grupo e ao derrotar a Argentina em Buenos Aires.
Veio a convocação para a Copa e, como sempre acontece, milhões de descontentes. Cadê o Ronaldinho Gaúcho? Cadê o Ganso? Cadê o Neymar? Onde já se viu levar o Felipe Melo, o Josué, o Júlio Batista, o Gilberto Silva, o Kleberson, o Grafite, o Doni?
Veio a briga com a Globo e aí ele virou herói nacional por peitar e colocar o cargo à disposição.
Vieram os jogos e, apesar dos resultados, continuaram as críticas da imprensa e o medo em ver o Dunga se tornar campeão do mundo.
Temos a melhor defesa do mundo, exceto pela lateral esquerda, temos o Kaka, o Robinho, o Fabuloso, falava com orgulho o brasileiro.
Temos jogadas mortais como as cobranças de bola parada, as arrancadas do Kaka, as trocas de bola rápidas, a penetração do Maicon.
O jogo com o Chile devolveu a esperança.
Veio o jogo com a Holanda, um time mediano e medroso. O Brasil dominou o primeiro tempo, marcou um gol, teve outro anulado e várias chances de ampliar o placar.
No segundo tempo a soberba apareceu. Felipe "Criticado" Melo, que havia feito o passe a "la Gerson" para o gol do Robinho, teve o seu momento Toninho Cerezo (em 1982) ao dar um toque de calcanhar desnecessário, que quase propicia o gol dos holandeses. A Holanda cresce em campo e acha o gol de empate numa falha do nosso goleirão Julio Cesar.
Veio o empate. E agora?
O final todo mundo conhece.
Alívio geral... Ufa o Dunga não será campeão.
Felipe Melo foi o Roberto Carlos da vez. Será lembrado pelo toque de calcanhar desnecessário, pelo gol contra, pela expulsão (jamais pelo belo passe do gol)...
Eu discordo. Ele, como outros que foram criticados pela imprensa, lutou, brigou (literalmente), queria ganhar essa Copa mais do que ninguém.
A culpa está em quem o convocou e em quem escolheu o Dunga como treinador.
Mas realmente o que faltou ao Brasil?
Acordei com essa pergunta e voltei no tempo...
Final da Copa de 1958.
O Brasil contra a dona da casa.
Nelson Rodrigues já cunhara a expressão "complexo de vira lata" para explicar o fato do Brasil nadar, nadar e morrer na praia.
Todos tensos, apesar de termos Garrincha e Pelé.
A Suécia faz o primeiro gol. Na cabeça dos brasileiros repassa o filme de 1950...
Eis que surge alguém, que vai buscar a bola no fundo das redes, coloca-a debaixo do braço, caminha calmamente até o meio do campo e fala para os companheiros "Acabou a sopa deles. Agora é a nossa vez. Vamos encher a caçapa desses gringos de gols". Era o mestre Didi, apelidado de "Príncipe Etíope" por Nelson Rodrigues.
Viramos o jogo e vencemos por 5 a 2. Tudo bem que ali nasciam os gênios Pelé e Garrincha, mas a atitude e liderança de Didi foram determinantes.
Foi o que faltou no jogo de ontem. O que se viu em campo no segundo tempo foi um jogo de várzea, os jogadores descontrolados e nenhum Didi para colocar ordem na casa e virar o jogo ou levar para a prorrogação ou para os penaltis.
Oxalá que em 2014 tenhamos alguém com esse carisma.

Nenhum comentário:

Postar um comentário