Relógio digital lusitano

quarta-feira, 14 de abril de 2010

Cliente e freguês (essa é pra vc Seu Valdir)

Transformar cliente em freguês

O termo freguesia vem da igreja católica, que sempre definiu o território de atuação de uma paróquia como freguesia. A igreja, diga-se de passagem, sempre foi um grande exemplo de instituição voltada para o cliente, pesquisando suas necessidades através do confessionário e entregando imediatamente seu produto em forma de sermão na homilia. Esses sermões eram focados na tranqüilização da alma, sob a doutrina cristã.

O freguês, aquele que habitava na freguesia da paróquia, atendia a cada chamado da igreja que, para atrair seus fregueses, utilizava-se de um superinvento: o sino. Este tinha de ser o mais potente possível - tanto mais caro, era quanto a mais léguas pudesse ser ouvido. O padre da paróquia, sempre e quando aparecia um sino mais potente ou podia construir um campanário mais alto, assim o fazia pois, quanto mais longe fosse ouvido, maior o poder de atração daquela paróquia, evitando, assim, que o Vaticano autorizasse a construção de uma nova igreja na redondeza, gerando concorrência.

Qual a diferença entre cliente e freguês?

Cliente é o consumidor que entra na loja e faz uma compra.
Freguês é o consumidor que segue comprando, indicando o local para os amigos.

Pessoas compram de pessoas e não de lojas.
Antecipar-se aos desejos do cliente, ter interesse por seus hábitos e necessidades é o primeiro passo para o bom atendimento.

Um bom exemplo é a padaria. O cliente passa por uma padaria, toma o cafezinho e provavelmente nunca mais retorna. O freguês é o cliente fidelizado. Tomou o cafezinho, foi bem atendido, ficou com um boa impressão. Quando retorna, é reconhecido e o atendente sabe a preferência do freguês.

Quem não gosta de chegar no restaurante, loja, posto de gasolina, banca de revistas e ser reconhecido? Ter o seu nome lembrado, bater um papinho e, é claro, fazer a compra.

PS: Quem não conhece a história do Seu Valdir das pipocas faça uma visita ao site http://www.pipocadovaldir.com.br/. Um exemplo de empreendedorismo.


in http://www.revistaview.com.br/anteriores/34/gestao.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário