Relógio digital lusitano

quarta-feira, 24 de fevereiro de 2010

Doutor? Mestre? O que é isso? (essa é pra vc Sócrates)

Hoje estacionei o meu veículo na vaga disponível. Infelizmente o vizinho do lado direito não o fez. Além de estacionar o seu veículo em cima da faixa amarela, o condutor deixou-o de qualquer jeito. Minha esposa não conseguiu descer do carro e teve que fazê-lo pelo meu lado.
Algum tempo depois, a funcionária do restaurante interrompeu o meu almoço e explicou que o "Doutor" não estava conseguindo entrar em seu veículo.
Fui até o local e lá estava "Ele" vociferando com a proprietária. Calmamente me aproximei da proprietária e falei "Qual é o problema?". Ela perguntou se o C3 era meu. Disse que sim e ela continuou dizendo que estava atrapalhando o Mercedes do "Doutor". Perguntei a ela "Estacionei de forma errada?". Foi o suficiente para calar o "Doutor". E ela respondeu que não, eu estacionei corretamente, mas o "Doutor" não estava conseguindo entrar no veículo. Ah - disse eu - neste caso eu posso fazer essa gentileza...
O tal "Doutor", que não sabia onde enviar a cara, agradeceu e até deu uma buzinadinha ao sair do local. Em outra época eu mandaria ele enfiar a buzininha no... deixa pra lá.
Voltei para a proprietária e sugeri que ela providenciasse um serviço de manobrista para evitar esse tipo de desgaste.
De volta ao almoço, refleti com a esposa sobre o significado da palavra DOUTOR.
Como pesquisadora científica que é, ela respondeu que "Doutor é aquele que fez doutorado, defendeu tese". Nesse sentido recomendo o texto de Yúdice Andrade (http://yudicerandol.blogspot.com/2009/09/doutor-e-quem-faz-doutorado-artigo.html)
Por que as pessoas têm o hábito de chamar alguém de "Doutor"?
Já me disseram que é por educação. Também fui chamado de "Doutor" por manobristas e porteiros de prédios.
E os médicos, são todos "Doutores"? Fizeram doutorado?
Tenho alguns amigos que me chamam de "Mestre". Mestre, eu? Com certeza não. Mestre é aquele que defendeu tese de mestrado.
Então, por que as pessoas utilizam essa forma de tratamento (Doutor, Mestre)?
Acho que é por respeito.
No meu caso, o "Mestre Arlindo" soa carinhoso e respeitoso. Os anos de convívio com os colegas professores me ajudaram a crescer profissionalmente e como pessoa. Aprendi a admirar e ser admirado por eles. Talvez o "Mestre Arlindo" seja uma forma de reverência ao velho professor, hoje aposentado...
Tem nada a ver com sabedoria. Tal qual Sócrates, "Sei que nada sei".

3 comentários:

  1. Poucos Procuradores ousaram prosseguir os estudos acadêmicos após a aprovação no Ministério Público, mas eu não perco a chance de lhes chamar de "Doutor". Primeiro, porque nunca lembro o nome deles e segundo, porque a vaidade é um negócio sério e amanhã pode não ser um bom dia pra eles; e sou eu que faço o serviço pesado. :) De qualquer forma, o respeito também está embutido, ainda que não sejam 'meus clientes', como no caso da história. :) Abraço, Mestre Arlindum!

    ResponderExcluir
  2. Apoio seus argumentos em numero, genero e grau. Afinal quem passou por uns 5 ou 6 anos para conseguir o titulo sabe que nao eh um passeio no bosque, como diria meu orientador.

    Abraco...
    PS: Me desculpem pela falta de acentos, teclado americano.

    Jader Cabral

    ResponderExcluir
  3. Tenho um amigo que fez doutorado. Portanto ele é DOUTOR. Só que ninguém o chama de Dr. Raul.
    Engraçado, não?

    ResponderExcluir