Relógio digital lusitano

sábado, 30 de outubro de 2010

Histórias do Joãozinho - parte 53 - (essa é pra vc Machadinho)

A loira e o carteiro
Depois de 35 anos de serviço como carteiro, Joãozinho avisou a vizinhança que iria se aposentar.
Em seu último dia de trabalho, Joãozinho foi agraciado por mimos dos moradores das casas onde entregava a correspondência.
Quando chegou na primeira casa foi recebido pela família que ali estava.
Todos gritavam seu nome, e presentearam-no com uma linda camisa.
Na segunda casa presentearam-no com uma caixa de charutos finos.
A família da terceira casa entregou-lhe uma caixa contendo iscas para pesca.
Na quarta casa foi recebido na porta por uma loira deliciosa, vestida com uma camisola transparente e minúscula.
Ela segurou sua mão, colocou-o para dentro, fechou a porta, subiu as escadas em direção ao quarto e transou com ele de uma forma que ele jamais tinha experimentado.
A mulher fazia de tudo, realmente parecia insaciável....
Quando ele já não agüentava mais, os dois desceram para a cozinha, onde ele foi novamente surpreendido com um café monumental: frutas, geléias, bolos, pães e suco de laranja.
Quando estava realmente saciado, a loira ofereceu-lhe um copo de café expresso...
Enquanto ela preparava, ele percebeu uma moeda de 25 centavos ao lado do copo.
Joãozinho disse - "Tudo isso foi realmente maravilhoso... mas por que a moeda de 25 centavos?" -
E a loira respondeu: - "Ontem à noite, eu avisei ao meu marido que hoje era o seu último dia de trabalho, pois iria se aposentar, e que nós deveríamos fazer algo especial para você."
Meu marido disse: - "Fode com ele: dá uma moeda de 25 centavos."
E a loira arrematou: - Mas a idéia do lanche foi minha, viu."

segunda-feira, 18 de outubro de 2010

Equoterapia (essa é pra vc Rita)

EQUOTERAPIA

A palavra EQUOTERAPIA é formada pela junção do radical latino EQUUS, que significa cavalo e a palavra grega THERAPEIA, que signifca terapia (parte da medicina que trata da aplicação de conhecimento técnico-científico no campo da reabilitação e reeducação).
É um método terapêutico e educacional que utiliza o cavalo dentro de uma abordagem interdisciplinar, nas áreas de saúde, educação e equitação, buscando o desenvolvimento biopsicossocial de pessoas com deficiência e/ou com necessidades especiais.
Ela emprega o cavalo como agente promotor de ganhos físicos, psicológicos e educacionais.
Esta atividade exige a participação do corpo inteiro, contribuindo, assim, para o desenvolvimento da força, tônus muscular, flexibilidade, relaxamento, conscientização do próprio corpo e aperfeiçoamento da coordenação motora e do equilibrio.
A interação com o cavalo, incluindo os primeiros contatos, o ato de montar e o manuseio final, desenvolve novas formas de socialização, autoconfiança e auto-estima.
O método foi reconhecido pelo Conselho Federal de Medicina (CFM), em Sessão Plenária de 09 de abril de 1997 - Parecer 06/97.
A prática da equoterapia objetiva benefícios físicos, psíquicos, educacionais e sociais de pessoas com deficiências físicas ou mentais e/ou com necessidades especiais, e está indicada para os seguintes quadros clínicos:
- Doenças genéticas, neurológicas, ortopédicas, musculares e clínico metabólicas;
- Seqüelas de traumas e cirurgias;
- Doenças mentais, distúrbios psicológicos e comportamentais;
- Distúrbios de aprendizagem e linguagem;
- Outros.
in http://www.equoterapia.org.br/quem_somos.php

A seguir a entrevista realizada com a fisioterapeuta Rita Hammoud no evento "III Copa Damha de Equoterapia, realizada em São Carlos no dia 17 de outubro de 2010.

sexta-feira, 8 de outubro de 2010

Horário de verão (essa é pra vc Décio)

HORÁRIO DE VERÃO

O horário de verão de 2010 apresenta novidade: a partir desse ano o Governo Federal estabelece que haja um dia específico para início e para término do período.
Com a nova medida, o início será zero hora do terceiro domingo do mês de outubro de cada ano e termina zero hora do terceiro domingo do mês de fevereiro do ano seguinte.
A população das regiões sul, sudeste e centro-oeste devem adiantar seus relógios em uma hora a partir do dia 17 de outubro.
Embora a alteração no horário exista há 25 anos, muitas pessoas ainda tem dificuldade para se habituar à mudança.
“O nosso organismo está acostumado com uma rotina já estabelecida. Cada pessoa possui um ciclo circadiano, que é o período de 24h, influenciado pela luz solar e agora é necessário construir outro hábito”, explica o neurologista do Hospital Nossa Senhora das Graças, Dr. Cleverson de Macedo Gracia.
Os principais efeitos causados pelo horário de verão em algumas pessoas são: insônia, sonolência diurna, cansaço, fraqueza muscular, dores de cabeça, mau humor, ansiedade, alteração do apetite, diminuição na capacidade de concentração e irritabilidade.
“Pessoas que percebem esses sinais devem interromper, se possível, brevemente o que estão fazendo”, ensina o neurologista e completa: “Dormir cedo, praticar exercícios físicos, ingerir líquidos, cafeína, e apostar no convívio social ajudam a resolver o problema”.
Para o neurologista quem mais sofre com as mudanças de horário são as crianças e os idosos, pois, são organismos menos resistentes a variações do cotidiano.
A boa notícia é que o mal-estar passa rapidamente, em no máximo três dias.
“Qualquer dificuldade para administrar a rotina de descanso deve-se procurar um especialista”, enfatiza Dr. Cleverson.
in http://agoraparana.uol.com.br/index.php/agora-2/2304-horario-de-verao-inicia-no-dia-17.html