Relógio digital lusitano

sexta-feira, 8 de outubro de 2010

Horário de verão (essa é pra vc Décio)

HORÁRIO DE VERÃO

O horário de verão de 2010 apresenta novidade: a partir desse ano o Governo Federal estabelece que haja um dia específico para início e para término do período.
Com a nova medida, o início será zero hora do terceiro domingo do mês de outubro de cada ano e termina zero hora do terceiro domingo do mês de fevereiro do ano seguinte.
A população das regiões sul, sudeste e centro-oeste devem adiantar seus relógios em uma hora a partir do dia 17 de outubro.
Embora a alteração no horário exista há 25 anos, muitas pessoas ainda tem dificuldade para se habituar à mudança.
“O nosso organismo está acostumado com uma rotina já estabelecida. Cada pessoa possui um ciclo circadiano, que é o período de 24h, influenciado pela luz solar e agora é necessário construir outro hábito”, explica o neurologista do Hospital Nossa Senhora das Graças, Dr. Cleverson de Macedo Gracia.
Os principais efeitos causados pelo horário de verão em algumas pessoas são: insônia, sonolência diurna, cansaço, fraqueza muscular, dores de cabeça, mau humor, ansiedade, alteração do apetite, diminuição na capacidade de concentração e irritabilidade.
“Pessoas que percebem esses sinais devem interromper, se possível, brevemente o que estão fazendo”, ensina o neurologista e completa: “Dormir cedo, praticar exercícios físicos, ingerir líquidos, cafeína, e apostar no convívio social ajudam a resolver o problema”.
Para o neurologista quem mais sofre com as mudanças de horário são as crianças e os idosos, pois, são organismos menos resistentes a variações do cotidiano.
A boa notícia é que o mal-estar passa rapidamente, em no máximo três dias.
“Qualquer dificuldade para administrar a rotina de descanso deve-se procurar um especialista”, enfatiza Dr. Cleverson.
in http://agoraparana.uol.com.br/index.php/agora-2/2304-horario-de-verao-inicia-no-dia-17.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário