Relógio digital lusitano

segunda-feira, 18 de outubro de 2010

Equoterapia (essa é pra vc Rita)

EQUOTERAPIA

A palavra EQUOTERAPIA é formada pela junção do radical latino EQUUS, que significa cavalo e a palavra grega THERAPEIA, que signifca terapia (parte da medicina que trata da aplicação de conhecimento técnico-científico no campo da reabilitação e reeducação).
É um método terapêutico e educacional que utiliza o cavalo dentro de uma abordagem interdisciplinar, nas áreas de saúde, educação e equitação, buscando o desenvolvimento biopsicossocial de pessoas com deficiência e/ou com necessidades especiais.
Ela emprega o cavalo como agente promotor de ganhos físicos, psicológicos e educacionais.
Esta atividade exige a participação do corpo inteiro, contribuindo, assim, para o desenvolvimento da força, tônus muscular, flexibilidade, relaxamento, conscientização do próprio corpo e aperfeiçoamento da coordenação motora e do equilibrio.
A interação com o cavalo, incluindo os primeiros contatos, o ato de montar e o manuseio final, desenvolve novas formas de socialização, autoconfiança e auto-estima.
O método foi reconhecido pelo Conselho Federal de Medicina (CFM), em Sessão Plenária de 09 de abril de 1997 - Parecer 06/97.
A prática da equoterapia objetiva benefícios físicos, psíquicos, educacionais e sociais de pessoas com deficiências físicas ou mentais e/ou com necessidades especiais, e está indicada para os seguintes quadros clínicos:
- Doenças genéticas, neurológicas, ortopédicas, musculares e clínico metabólicas;
- Seqüelas de traumas e cirurgias;
- Doenças mentais, distúrbios psicológicos e comportamentais;
- Distúrbios de aprendizagem e linguagem;
- Outros.
in http://www.equoterapia.org.br/quem_somos.php

A seguir a entrevista realizada com a fisioterapeuta Rita Hammoud no evento "III Copa Damha de Equoterapia, realizada em São Carlos no dia 17 de outubro de 2010.

Nenhum comentário:

Postar um comentário