Relógio digital lusitano

segunda-feira, 7 de junho de 2010

Pergunte ao Dunha - Ciúme e Saudade (essa é pra Ester Eliza)

Ciúme ou ciúmes? Saudade ou saudades?

Seu Dunha, minha mãe me batizou Ester Eliza porque queria ter uma filha enfermeira, mas não é essa a minha dúvida. O que me preocupa é que as vezes tenho cíume do Ciro João e saudade do Oto Rhino.
Que faço?
Já me disseram para ter ciúmes do Oto e sentir saudades do Ciro...

Minha querida, faça o certo.
Na Língua Portuguesa os substantivos abstratos tais como prudência, preguiça, caridade, ociosidade, fortaleza, ciúme e saudade são incontáveis. Desta forma não admitem plural.
Você já ouviu alguém falar "estou com duas preguiças hoje" ou "tenho três ciúmes de você"?
Então já viu, a gente sente CIÚME e SAUDADE de alguém.
Há controvérsia, mas prefiro ficar com o singular.
in http://www.paulohernandes.pro.br/dicas/001/dica046.html
" (ALMEIDA, 1981: 286). Mais adiante, porém, ele acrescenta:

Nenhum comentário:

Postar um comentário