Centenário de Aurélio Buarque de Holanda
Nascido no município alagoano de Passo de Camaragibe no dia 03 de maio de 1910, Aurélio Buarque de Holanda Ferreira mudou-se aos 8 meses para Porto de Pedras, onde viveu a infância. A mudança para Maceió veio aos 13 anos, após morar algum tempo em Porto Calvo. Na capital, estudou no Colégio Adriano Jorge e fez os preparatórios no Liceu Alagoano. Aos 15 anos, já dava aula no curso primário, começando a trilhar o caminho que lhe daria a fama de “mestre”.
Vivendo no Rio de Janeiro a partir de 1933, Aurélio Buarque fez de sua vida uma grande homenagem à palavra. Apesar de formado em Direito na Universidade Federal do Recife, construiu uma carreira literária, atuando como contista, cronista, tradutor de clássicos internacionais (a exemplo das obras do francês Charles Baudelaire) e revisor de autores brasileiros consagrados como Manuel Bandeira, José Lins do Rego e Rachel de Queiroz.
Foi eleito em 4 de maio de 1961 para a Academia Brasileira de Letras, onde publicou diversos artigos e críticas literárias. Porém, entre tantas contribuições à língua portuguesa, a maior delas veio na forma do mais completo dicionário já feito no País.
O dicionário Aurélio foi responsável por democratizar e desmistificar nossa língua, assimilando palavras de uso coloquial e do cotidiano até então ignoradas pelas pesquisas lexicográficas. A obra, à qual ele se dedicou até o fim da vida, em 28 de fevereiro de 1989, até hoje permanece no posto de livro mais vendido do Brasil.
in http://www.centenarioaurelio.com.br/biografia.htm
Nenhum comentário:
Postar um comentário