Relógio digital lusitano

domingo, 28 de fevereiro de 2010

O conflito entre o Tico e o Teco (essa é pra vc Jonathan)

Algumas vezes nos referimos aos "Dois neurônios" como "Tico e Teco".
Os subalternos também utilizam esse código quando querem se referir ao chefe. Se ele está de bom humor os subalternos cochicham "Ele está Tico". Na maioria das vezes, infelizmente, ele está Teco...
A Neurociência explica que muitos conflitos que enfrentamos no nosso cotidiano (quero comprar vs não quero gastar; quero emagrecer vs não quero deixar de comer o que gosto) são frutos de uma competição entre o Tico e o Teco.
Diante do anúncio de uma liquidação no shopping, o Tico, representado pelo núcleo acumbente, cerne do sistema de recompensa do cérebro, envia a mensagem "Vamos comprar". Já o Teco, representado pelo córtex da ínsula, responsável por emoções negativas como o desgosto e a ansiedade, serve de freio e envia a mensagem "Não compre, não tem dinheiro para pagar".
Sabemos como esses conflitos terminam...
in Pílulas de neurociência para uma vida melhor
Suzana Herculano-Houzel

Não confunda (essa é pra vc Décio)

Uma das minhas atividades pós-futebol é escrever a resenha da tarde.
Ontem, talvez por negligência ou idade avançada, chamei o meu amigo "Décio Botelho Pinto" de "Décio Pinto Brochado".
Leitor assíduo e atento, Décio percebeu o equívoco e me corrigiu.
Me fez lembrar de outro mico quando chamei o "Jacinto Rego Aquino Pinto" de "Jacinto Pinto Aquino Rego"...
Em outra ocasião fui apresentado ao Sr. Roberto Pinto e eu falei "Como vai Seu Pinto?"
Situação constrangedora eu vivi quando fui chamado na recepção do colégio para pegar o Sr. Braulio e mostrar-lhe a escola.
Certa vez, dando aula para alunos do 3º colegial, estava escrevendo na lousa e a sala em silêncio. De repente, uma aluna solta um grito. Viro-me e pergunto "O que foi isso?" e ela referindo-se ao colega da carteira de trás disse "O Pinto me cutucou" (esse aluno, de nome Eduardo Pinto, era chamado pelos colegas de Pinto). A classe caiu na risada e eu, meio sem jeito, disse "O que você quer que eu faça, tire o Pinto pra fora?" Depois dessa, acabou a aula...
Essa família Pinto é ENORME. Tem o Alisando Pinto, o Caio Pinto, o Inácio Pinto, o Horácio Romeu Pinto (carinhosamente chamado de H. Romeu Pinto) e daí pra frente.
Pior aconteceu com um amigo que, ao chamar um aluno para receber o diploma, resolveu abreviar o Pinto de seu nome. Em vez de "Fulano Pinto Ido", chamou-o por "Fulano P. Ido"...
Já dizia o filósofo "Pau que nasce torto, morre torto".

sábado, 27 de fevereiro de 2010

Como a inércia me fez ultrapassar a Ferrari (essa é pra vc Enzo)

Inércia: propriedade da matéria onde um corpo em movimento ou em repouso tende a manter-se em movimento ou repouso.
Manhã de sábado.
Av. Europa (Jardins).
Estou parado no farol e à minha esquerda para uma Ferrari vermelha, com aquele barulho irritante do motor.
O sinal fica verde, nenhum veículo à frente, até o próximo farol, largamos juntos... E quando eu vou colocar a segunda marcha, a Ferrari já está chegando no outro farol. IMPRESSIONANTE!!!
Agora, o ruído do motor não é irritante, é música...
Engato a terceira, depois a quarta e vejo que o próximo farol está fechado e a Ferrari parada.
Controlo a velocidade do carro, me aproximo dela e, quando o farol abre, acelero. Vrummmm, sem chance. A inércia do meu carro em movimento permite que eu faça a ultrapassagem, enquanto a Ferrari tenta vencer a inércia do veículo parado.
Claro que segundos depois, ela sumiu do mapa.
Mais alguns quarteirões, quando a Av. Europa se transforma em Rua Colômbia, outra Ferrari parada no farol. Só que esta é preta. Parei, olhei e conclui: "Ferrari tem de ser vermelha"...

Forças da Natureza (essa é pra vc Concheta)

Caracas! Ou melhor Santiago!
Terremoto de magnitude 8,8 atinge o Chile.
2012 chegando? Não, apenas o movimento das placas tectônicas como ensinavam os nossos mestres de Geografia.
Fenômenos naturais, são naturais e não castigo divino.
O planeta Terra sofreu inúmeras transformações nos últimos 4,5 bilhões de anos e continuará por mais outros 4,5 bilhões de anos.
O Chile sofreu outros terremotos antes, como o de magnitude 9,5 em 1960, e continuará sofrendo nas próximas décadas.
O que fazer?
Como sempre o mundo se solidariza com o Chile, enviando recursos financeiros e humanos, e...
Não tem como prever quando teremos um terremoto?
Não tem como reduzir o impacto dos terremotos nas regiões povoadas?
Furacões, tufões, inundações, nevascas, tsunamis, são fenômenos naturais cíclicos. Uns mais devastadores que outros.
Não quero entrar na discussão do Aquecimento Global, apenas constatar que nunca soube de enchente em São Paulo no mês de maio, como também nunca soube de um mês de janeiro sem enchentes.
Será que, no futuro remoto, o homem conseguirá controlar essas forças da natureza?
Duvido...
Enquanto isso a população continua construindo casas onde antes era a várzea do rio, continua construindo barracos em encostas, continua construindo altos edifícios em locais de prováveis terremotos...
Assim caminha a humanidade!

sexta-feira, 26 de fevereiro de 2010

Ponto e vírgula (essa é pra vc secretária)

O telefone toca no escritório.
Fulano trabalha em sua mesa.
A secretária atende.
Do outro lado Beltrano pergunta - Sicrano está?.
A secretária poderia responder à pergunta com um ponto final - Não.
Mas ela é "eficiente" e diz - Não, mas Fulano está.
Essa vírgula faz toda a diferença...
Beltrano estava com um problemão e queria repassá-lo para Sicrano. Quando a secretária dá a resposta e ponto final, Beltrano fica com o problema. Mas quando ela dá a resposta, coloca a vírgula e acrescenta "mas Fulano está", ela permite que o problemão seja repassado de Beltrano para o coitado do Fulano...
Se ficarmos atentos no nosso dia-a-dia, notaremos inúmeros casos de pessoas ávidas por vírgulas, que não se contentam em responder às perguntas e fazem questão de "fritar" alguém com vírgulas - um autêntico virgulicídio.
E você, gosta de ponto ou vírgula?

Nota de 100 reais acompanhada de pentelho (essa é pra vc Arruda)

Esta nota foi obtida em Brasília.
A grande pergunta é: "Estava na cueca de quem?"
Hoje, enquanto aguardava a consulta com a minha oftalmologista, peguei uma revista e as notícias principais eram sobre "A qualidade do ensino público", "Enchentes", "Carnaval", "Corrupção em Brasília", "Seleção brasileira de futebol".
Depois é que me dei conta - a revista era de 2007!
De fato, "Na natureza nada se cria, tudo é saxonal".
Com absoluta certeza, em 2020, estaremos lendo as mesmas notícias, com outros personagens ou os mesmos.
Nestas ocasiões vale o ditado "As moscas mudam, mas a mer...cadoria continua a mesma".

O buraco negro da mulher (essa é pra vc amada)

Não, não é o que você está pensando...
Sou casado há 35 anos e ainda não me acostumei com esse detalhe do dia-a-dia feminino: a bolsa!
Gravei uma mensagem no celular da minha amada, mais ou menos assim: "Este é o celular da minha esposa (ela me proibe de revelar o seu nome). Estou perdido em sua bolsa. Após o sinal, deixe o seu recado. Assim que ela me encontrar, retornará a ligação".
A Cosmologia nos ensina que Buraco Negro é uma região do espaço onde o campo gravitacional é tão forte que nada escapa dessa atração, nem a luz; se a luz não escapa, somos incapazes de enxergar, daí a expressão "buraco negro".
Por analogia, considero a bolsa como o verdadeiro buraco negro da mulher. Objetos colocados lá dentro "desaparecem". Outro dia ela procurava o documento do carro, vira e revira, joga tudo na mesa e... não encontra o dito cujo. Imediatamente a culpa é do além... Mas, passando a mão dentro da bolsa, como por milagre, eis que surge belo e formoso o referido documento.
É ou não é um buraco negro?
Hoje, parado no trânsito, observei todas as mulheres que caminhavam na calçada. Todas, repito todas, estavam com bolsas enormes. Jovens, idosas, elegantes e nem tanto, bonitas e nem tanto, todas com aquele objeto enorme no ombro direito (nesta minha pesquisa nenhuma usava a bolsa no ombro esquerdo). Minha esposa, defensora dos fracos e oprimidos, dos justos e injustos, dos vivos e desencarnados, argumentou que está na moda.
Isto mereceria uma tese: "Quando a mulher começou a ditar moda usando o buraco negro?"
Tentem ligar para o celular dela. Até ela localizá-lo dentro do buraco negro, já deu caixa postal.
É divertido.
Isso chega a ser um problema? Não, não, só requer paciência e atenção, e os famosos alertas "Cuidado com a bolsa aberta", "Não deixe a bolsa jogada no balcão da loja, enquanto vai ao provador", "Lugar de bolsa, no carro, é no chão".
Como diz o poeta: "O que seria do mundo sem as mulheres?"
Amo as mulheres da minha vida e não é um buraco negro que irá mudar esse sentimento, mesmo porque, nós homens cá temos nossos buracos negros também e acho bom não falar desse assunto...

Você sabia? - parte 1 - Sorriso (essa é pra vc Kolynos)

A felicidade começa no cérebro. Faça algo bem feito, receba um agrado ou um carinho ou ache graça em uma piada e seu sistema de recompensa se encarregará de fazer com que regiões do cérebro responsáveis pelos movimentos automáticos estampem um belo sorriso em seu rosto. A satisfação aciona também o córtex órbito-frontal (parte do cérebro especializada em registrar quando algo bom acontece), a causa do sorriso.
Um trabalho recente mostrou que estampar um sorriso já basta para ativar o córtex da ínsula (região do cérebro que nos dá a sensações subjetivas como a do bem-estar), ou seja você se sente bem.
Ver alguém sorrir também aciona em nossos cérebros as mesmas áreas responsáveis pelo nosso próprio sorriso. É como se a gente estivesse sorrindo por dentro. Felicidade gera felicidade.
Talvez por isso o sorriso serve como uma declaração de boas intenções. Não é à toa que os bebês sorriem ao ver suas mães.
Pense nisso quando encontrar aquela placa "Sorria, você está sendo filmado".
in Pílulas de neurociência para uma vida melhor
Suzana Herculano-Houzel

quinta-feira, 25 de fevereiro de 2010

C.A.R.A.L.H.O. (essa é pra vc Giba)

Etimologia do caralho (C.A.R.A.L.H.O. foi usado no título para não melindrar os mais pudicos).
Na época das Grandes Navegações, as Caravelas possuíam um mastro principal e lá no alto ficava o caralho. Local estratégico para uma só pessoa. A partir de lá era possível avistar mais longe no horizonte. Esse local tinha o inconveniente de balançar demais e mesmo o mais experiente marinheiro passava mal do estômago.
Desse modo, ir para o caralho era considerado um castigo, só mesmo quem tinha mal comportamento era mandado para lá.
Mas a estadia de um delinquente no caralho, poderia fazer dele um herói! Pois, devido à sua posição estratégica, era o primeiro a avisar terra e a transmitir essa noticia para todos. Ora para quem está no mar sem rumo certo, a noticia dessas era ou não era uma notícia do caralho!
in O lado negro da História
http://www.dqb.fc.ul.pt/1ciclo/tecnologica/info/anexos/histtoria.htm

F.O.D.A. (essa é pra vc Fócrates)

Etimologia da palavra "foda-se".
Houve época que, devido à baixa taxa de natalidade, a corte portuguesa se preocupou com a arrecadação de impostos. Algo deveria ser feito, com urgência, para elevar essa taxa.
O Rei ordenou então que os casais fossem obrigados a ter relações sexuais. O tal decreto, chamado de "Fornicação Obrigatória por Despacho Administrativo", simplificado pela sigla "F.O.D.A.".
Quando o casal estava cumprindo esse decreto real, tinha sempre um engraçadinho que falava "Isso sim é F.O.D.A", ao que o casal retrucava "foda-se".
Já na antiga Grécia o famoso filósofo Fócrates falava "É soda".
in O lado negro da História
http://www.dqb.fc.ul.pt/1ciclo/tecnologica/info/anexos/histtoria.htm

F.U.C.K. (essa é pra vc King)

Etimologia é a parte da gramática que trata da história ou origem das palavras.
Muita gente me perguntou como surgiu a expressão "fuck you" tão comum nos filmes.
Pois bem, outrora, no longínquo Reino da Inglaterra, quem não pertencesse à Família Real precisava de autorização para manter relações sexuais.
Quando o Rei permitia o coito, o casal recebia uma placa com a autorização para ser pendurada na porta da casa. Nela estava escrito "Fornication Under Consent of the King".
Quem passava pela casa gritava "Aí safadinhos... fazendo F.U.C.K. hem?"
E o casal, em uníssono, respondia "Fuck you".
in O lado negro da História http://www.dqb.fc.ul.pt/1ciclo/tecnologica/info/anexos/histtoria.htm

Penico auricular (essa é pra vc tecla mute)

Foi só o calor dar uma trégua, o céu ficar nublado, e lá fui eu para a minha caminhada pelo bairro.
Sempre olhando para o chão a fim de evitar as minas terrestres deixadas pelos cachorros e suas cadelas...
Cruzamento da Morumbi com Sto Amaro, sinal fechado e... o inevitável... gente falando (berrando) ao celular, fulano explicando para beltrano que o atacante que fez o gol estava impedido, candinha contando as últimas do BBB...
Einstein tinha razão, a relatividade, a curvatura espaço-tempo... A espera no farol parecia uma eternidade.
Cadê a tecla MUTE?
Foi quando lembrei da genial invenção (ainda em fase experimental): o brinco penico (já vem com válvula Hydra).
Como o festival de dejetos não parava e me acompanhou até a Loja do Real, perguntei ao vendedor se ele não tinha o tal adereço auricular. Pasmo, ele me perguntou pra quê?
Chegando em casa, o jeito foi limpar com cotonete mesmo...

quarta-feira, 24 de fevereiro de 2010

Doutor? Mestre? O que é isso? (essa é pra vc Sócrates)

Hoje estacionei o meu veículo na vaga disponível. Infelizmente o vizinho do lado direito não o fez. Além de estacionar o seu veículo em cima da faixa amarela, o condutor deixou-o de qualquer jeito. Minha esposa não conseguiu descer do carro e teve que fazê-lo pelo meu lado.
Algum tempo depois, a funcionária do restaurante interrompeu o meu almoço e explicou que o "Doutor" não estava conseguindo entrar em seu veículo.
Fui até o local e lá estava "Ele" vociferando com a proprietária. Calmamente me aproximei da proprietária e falei "Qual é o problema?". Ela perguntou se o C3 era meu. Disse que sim e ela continuou dizendo que estava atrapalhando o Mercedes do "Doutor". Perguntei a ela "Estacionei de forma errada?". Foi o suficiente para calar o "Doutor". E ela respondeu que não, eu estacionei corretamente, mas o "Doutor" não estava conseguindo entrar no veículo. Ah - disse eu - neste caso eu posso fazer essa gentileza...
O tal "Doutor", que não sabia onde enviar a cara, agradeceu e até deu uma buzinadinha ao sair do local. Em outra época eu mandaria ele enfiar a buzininha no... deixa pra lá.
Voltei para a proprietária e sugeri que ela providenciasse um serviço de manobrista para evitar esse tipo de desgaste.
De volta ao almoço, refleti com a esposa sobre o significado da palavra DOUTOR.
Como pesquisadora científica que é, ela respondeu que "Doutor é aquele que fez doutorado, defendeu tese". Nesse sentido recomendo o texto de Yúdice Andrade (http://yudicerandol.blogspot.com/2009/09/doutor-e-quem-faz-doutorado-artigo.html)
Por que as pessoas têm o hábito de chamar alguém de "Doutor"?
Já me disseram que é por educação. Também fui chamado de "Doutor" por manobristas e porteiros de prédios.
E os médicos, são todos "Doutores"? Fizeram doutorado?
Tenho alguns amigos que me chamam de "Mestre". Mestre, eu? Com certeza não. Mestre é aquele que defendeu tese de mestrado.
Então, por que as pessoas utilizam essa forma de tratamento (Doutor, Mestre)?
Acho que é por respeito.
No meu caso, o "Mestre Arlindo" soa carinhoso e respeitoso. Os anos de convívio com os colegas professores me ajudaram a crescer profissionalmente e como pessoa. Aprendi a admirar e ser admirado por eles. Talvez o "Mestre Arlindo" seja uma forma de reverência ao velho professor, hoje aposentado...
Tem nada a ver com sabedoria. Tal qual Sócrates, "Sei que nada sei".

Mas é mais, mais não tem mas... (essa é pra vc Hortelino)

"Dia lindo, mais pode chover."
ou seria
"Dia lindo, mas pode chover."
Constantemente, principalmente na net, notamos que as pessoas trocam "mas" por "mais", e vice-versa.
Vamos pedir socorro ao nosso querido "CtrlC e CtrlV":
Mas
conj. Expressa fundamentalmente: 1.&186;, oposição: isso não é verdade, mas mentira das maiores; 2.&186;, ressalva: vá, mas não demore; 3.&186;, restrição: é bom chefe de família, mas não pensa no dia de amanhã. (Sin.: porém, contudo, todavia, entretanto, no entanto.) http://www.dicionariodoaurelio.com/dicionario.php?P=Mas
Mais
adv. Encerra a idéia fundamental de excesso, quantidade ou intensidade maior: a cada dia que passa, bebe mais; fale mais alto; seja mais delicado. / Antes, de preferência: mais quero ser casada aborrecida que freira arrependida. / Além disso: fiquei ofendido, e digo-lhe mais: não voltarei à sua casa. / Junto a verbo, com partícula negativa, marca a cessação de um fato: não chove mais, não trabalha mais. / Em correlação com "que" (ou "do que"), figura no primeiro membro das comparações de superioridade, a intensificar adjetivos ou advérbios: mais inteligente que estudioso; a vida é mais bela do que a arte; proceder mais nobremente do que um rei. / &151; Adj. Outros: chegaram mais presentes; venha mais vezes. / &151; S.m. O resto, o restante, o excesso: o mais, deu-o aos pobres. // Mais que, pode ter valor de superlativo: fatos mais que sabidos. // O mais das vezes, a mais das chaves, na maioria dos casos. // Mais dia, menos dia, quando menos se espera. // Mais hoje, mais amanhã, em breve, proximamente. // Mais ou menos, cerca de, aproximadamente. // Mais de um, passante de um. // Nem mais nem menos, sem tirar nem pôr, exatamente. // Sem mais nem menos, de repente, inopinadamente. // De mais a mais, além disso, além do mais. // Sem mais ou no mais, não havendo nada que acrescentar &151; fórmulas de encerramento de correspondência epistolar: sem mais (no mais), receba cordial abraço do amigo Fulano.
http://www.dicionariodoaurelio.com/dicionario.php?P=Mais
Entendeu?
Quer mais?
Mas, agora não...

terça-feira, 23 de fevereiro de 2010

A vida não é uma ciência exata (essa é pra vc camaradinha)

Para muita gente 1+1 são 2. Acreditamos nisso porque a Matemática é uma ciência exata.
No entanto podemos transformar essa adição em zero ou 3.
Tudo depende de nós.
Quando a relação interpessoal acarreta uma anulação dos envolvidos, a adição zerou...
Quando, ao contrário, as pessoas crescem no relacionamento, quando o relacionamento faz a diferença nas pessoas, a adição se transforma em algo maior...
É a vida, meu camarada.